A PINTURA DE IVAN MARINHO
Círculo, roda, ciranda. Mancha cósmica. Explosão vulcânica.Movimento vivo em permanente expansão.Útero.Gestação.Posto em diálogo aberto e franco com a pintura de Ivan Marinho, esses sentimentos me assaltam e emocionam.Esse círculo eletrizante, sei que é o povo: o de Ivan, o meu, o de todos nós brasileiros, pulsando, "frevendo". Povo que canta, que dança inventando tudo que denominamos Cultura Brasileira, "mestiçaria" explícita. Aqui está a vitalidade explosiva de nossa gente expressa com paixão, nas formas e cores do poeta Ivan Marinho.Creio que é dessa paixão, dessa imersão na vitalidade dos povos de todos os tempos humanos, que nasce a grande ARTE, aquela que permanecerá nos re-alimentando: humanidade em eterno FAZER-SE.

Urian Agria de Souza
Artista, professor de Artes-plásticas da PUC-Rio.

Contatos

ivanartemarinho@hotmail.com (fone: 81 - 35183125)

sábado, 14 de fevereiro de 2009

COMENTÁRIO DA ARTISTA PLÁSTICA MÔNICA CELLA

oi Ivan,
Nossa! teus trabalhos estão muito legais.Dá pra sentir a vibração de cada um deles.
A maneira como teu olhar percorre e entende as manifestações populares e extrai a energia que movimenta esses acontecimentos.Não somente do ponto de vista local, espacial, afinal você poderia estar em qualquer lugar no planeta, pois teus trabalhos e teu discurso revelam-se universais. Eles tem uma força e uma simbologia atemporais.É muito bonita essa relação com nossa brasilidade, com essa "coisa" que só temos aí mesmo.

Sabe, pessoas assim como você me fazem sentir muito orgulho de ser brasileira.

Pareço meio saudosista né!? Estou morando em Amsterdam, na Holanda, devido ao trabalho do meu marido. Então a gente se sente mais ligada as raízes e tudo que diz respeito...

Olha, sempre dou uma espiadinha no teu blog e no site Interpoética,da tua coluna.VALEU! Adoro teu discurso e teu pensamento coerente, inteligente e ao mesmo tempo poético!

Abraço,

Mônica Cella
é formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
http://artepensando.blogspot.com

2 comentários:

Gente normal me cansa! disse...

Gostei do seu blog,os textos são maravilhosos...

Unknown disse...

Não conhecia seus trabalhos. Procurando Monica Cella os achei. Minha grande surpresa, foi verificar o trabalho com marchetaria e outros materiais, pois são os mesmos que trabalho, claro que mais modestos. Gostei de saber que esse tipo de trabalho, em algum lugar é valorizado. Parabéns. Vera Matta RS